terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Lema do ano de 2013



“Eu sou o seu Deus. Eu lhes dou forças, ajudo e protejo com a minha forte mão” (Isaías 41.10).

Uma das palavras mais marcantes que eu já ouvi, veio da Dra. Margot Kässmann, num dos dias mais traumáticos da sua vida. A teóloga e pastora luterana havia ido longe, sendo presidenta da Igreja Territorial de Hannover, a maior do país, e tornando-se a primeira bispa de toda a Igreja Evangélica na Alemanha.

Mas a sua brilhante carreira sofreu dois revezes de arrasar. O primeiro foi um câncer de mama, que a bispa, mãe de quatro filhas e divorciada, enfrentou com fé e testemunho público. O segundo desnudou a líder brilhante e admirada da noite para o dia. A bispa dos protestantes alemães foi pega no bafômetro, por conta de um copo de vinho a mais após uma noite de conversas sobre planos e projetos.

No dia seguinte, a imprensa do mundo inteiro caiu sobre aquela mulher admirada, cobrando-lhe o deslize. Mas ela não se intimidou. Convocou uma coletiva de imprensa e, com humildade, renunciou ao cargo de bispa da Igreja Evangélica de Hannover e da Alemanha. Em seu pronunciamento, reconheceu o erro e disse: “Eu não posso cair mais fundo do que dentro das mãos de Deus!”. Esta frase, dita num momento tão crucial da vida de Kässmann, resume maravilhosamente o Lema da IECLB para 2013. A mão de Deus nos acolhe, mesmo quando não há mais saída. Acredite e confie!

(Publicado no jornal O Caminho de jan/fev 2013)

Nenhum comentário:

Postar um comentário